O que é Coworking? Quais as vantagens?‎

O que é Coworking? Quais as vantagens?‎

Coworking é um modelo de trabalho compartilhado, onde diversos profissionais independentes dividem o mesmo espaço e custos. O conceito também traz a ideia de sinergia, estimulando o networking entre esses profissionais.

Inicialmente o conceito de coworking ganhou mais adeptos nas startups e profissionais liberais. Hoje o movimento já atinge as grandes empresas e marcas, que estão alugando salas, espaços ou andares inteiros em escritórios de coworking.

Ainda há a opção do chamado Escritório Virtual, por preços extremamente reduzidos, que oferece endereço corporativo de prestígio para a empresa, atendimento telefônico personalizado, serviço de correspondência e possibilidade, em alguns planos, de utilizar a área física do Coworking.

Principais vantagens

São inúmeras as vantagens do coworking, conforme comentamos abaixo:

1 – Investimento Inicial Zero

Ao optar pelo espaço de coworking o profissional ou empresa não precisa fazer qualquer investimento inicial. O escritório já está pronto e totalmente estruturado. Basta optar por um dos planos que a empresa de Coworking oferece. Há opções de mesas individuais, compartilhadas, salas inteiras montadas e isoladas para empresas, entre outros.

2 – Coworking é Economia

Como o espaço do coworking é compartilhado por várias pessoas, todo o custo é dividido e rateado. O profissional paga apenas uma mensalidade pelo serviço adquirido enquanto estiver usando. Não há necessidade de pagar todo o aluguel, IPTU, internet, etc. Além disso os contratos não são engessados, não há prazos longos de locação e toda burocracia envolvida numa locação tradicional de escritório.

3 – Foco na atividade principal

Pare de se preocupar com contas, organização e operação do seu escritório. Vários Coworking oferecem ainda recepcionistas e telefonistas bilíngues que atendem seus clientes e fornecedores de forma personalizada demonstrando todo o seu profissionalismo e direcionando somente as ligações e as pessoas que realmente fazem sentido.

Deixe de se preocupar com expedientes alheios à sua atividade principal como instalação de telefone, cabeamento, internet, secretárias, funcionários de limpeza, entre outros. As empresas de coworking oferecem todas essas soluções já prontas. Desta forma, você consegue otimizar o tempo dedicado ao trabalho estando sempre 100% focado no que você sabe fazer de melhor. Foque no seu trabalho. Foque naquilo que você sabe fazer de melhor e aumente sua produtividade.

4 – Flexibilidade e otimização dos recursos

Imagine um empresário que está começando uma nova atividade e não possui nenhum funcionário. Os Espaços de Coworking permitem que este empresário opte por um plano de apenas uma estação ou mesa de trabalho. Somente num segundo momento, quando o faturamento cresce, é que torna-se necessário contratar mais funcionários. Se este empresário estiver em um Coworking basta fazer um upgrade no plano e contratar mais espaço de trabalho. É bem diferente de alugar um escritório completo com todos os custos envolvidos logo no início, quando ainda não há faturamento considerável.

O inverso também ocorre. Em setores com sazonalidade ou mesmo em momentos de crise é muitas vezes necessário diminuir o número de funcionários. Em modelos tradicionais de escritório, quando esta situação ocorre, surgem espaços ociosos. No Coworking basta optar por um plano mais barato e reduzir as estações de trabalho, pagando por um espaço menor se necessário.

Esta flexibilidade para expandir ou reduzir o ambiente de trabalho de forma rápida e sem custos, otimizando os recursos da empresa, é uma enorme vantagem do Coworking em comparação aos modelos tradicionais de escritório.

5 – Espaços de Coworking favorecem o Networking

Outras pessoas trabalhando e dividindo o mesmo espaço faz com que o ambiente seja mais descontraído, incentivando o networking. É possível fechar negócios e estabelecer parcerias até mesmo na hora do cafezinho. Além disso o ambiente fica mais descontraído e produtivo.

Pensando neste grande valor que é hoje o networking, existem espaços bem descontraídos. A ideia é que o profissional se abstraia um pouco do ambiente de trabalho e relaxe, estimulando a interação com outras pessoas, caso seja conveniente.

Coworking Familiar é alternativa para mães que trabalham. Não é novidade para ninguém que um dos grandes dramas femininos é conciliar carreira e maternidade. Os Coworkings, áreas coletivas de trabalho, alugadas por períodos pré-determinados, já têm se tornado comum no mundo dos negócios.

Caso fique com Dúvidas, só nos chamar através do WhatsApp que será um prazer ajudar: (16) 99209.1604

Atenciosamente,
Equipe Oficina Dinheiro

Share

Programador, Webmaster, Empresário e Consultor Web. Criador de vários projetos de sucesso na internet entre cursos, produtos, blogs e também alguns e-books com um alto grau de satisfação dos seus leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *