25 Dicas para Fidelizar Clientes

25 Dicas para Fidelizar Clientes

Uma coisa é ligar para os clientes, outra completamente diferente é mantê-los fiéis. Melhorar a fidelidade do cliente deve ser uma prioridade, ou os clientes que você conquistou podem desaparecer antes mesmo de você saber o que aconteceu.

Para evitar isso, aqui estão 25 dicas para fidelizar os seus clientes.

1. Compartilhe seus valores.

Para construir um relacionamento forte com seus clientes, você tem que compartilhar seus valores. De acordo com um estudo de 7.000 consumidores que disseram ter uma relação de marca, “64% referiram os valores compartilhados como a principal razão”.  Na verdade, os valores compartilhados  são “de longe a maior função”. Se você quiser Clientes fiéis, você precisa dizer o que sua marca representa.

2. Fornecer excelente atendimento ao cliente.

Parece óbvio, certo? Mas, isso merece ser mencionado novamente porque o excelente serviço é o que cria clientes ao longo da vida, evita a boca-a-boca negativa e diferencia você da competição. É assim que uma empresa cria um seguimento tão fiel. Mas, como você pode melhorar o atendimento ao cliente?

Para iniciantes, ouça os clientes e responda as suas preocupações de forma adequada. Facilite aos clientes o contato com um atendente. Visualize claramente um endereço de e-mail, número de telefone e conta de redes sociais.

3. Seja transparente.

Haverá dias em que as coisas não acontecem conforme o planejado. Em vez de negar o problema, seja honesto com seus clientes sobre as más notícias. Exemplo: Sua empresa teve uma violação de segurança, o correto é avisar seus clientes sobre a situação, fornecer atualizações e abordar as preocupações imediatamente.

4. Crie um senso de comunidade.

Com tantas plataformas de redes sociais, não há desculpa para não criar uma. As redes sociais  são uma maneira eficaz de iniciar uma conversa com seus clientes e incentivar o conteúdo gerado pelo usuário. Por exemplo, você pode pedir aos clientes para compartilhar fotos deles usando seu produto e compartilhá-lo no Facebook, Instagram, Pinterest, etc.

5. Obter seus endereços de e-mail.

Uma das maneiras mais fáceis de manter contato com os clientes é através de  e-mail . Peça endereços depois de concluir as compras para que você possa manter os clientes atualizados sobre novos produtos ou acompanhar com eles após uma venda para perguntar como foi sua experiência. Esta informação pode ser usada para melhorar a satisfação do cliente e manter seus clientes atuais felizes.

6. Use a prova social.

A prova social é a influência positiva criada quando alguém descobre que outros estão fazendo algo. É uma ótima maneira para novos clientes aprenderem sobre seu produto ou empresa.

Normalmente, as marcas alcançam a prova social nas cinco formas seguintes:

  • Especialista – estatísticas compartilhadas por uma fonte confiável.
  • Celebridade – assinaturas de celebridades, pense Neymar Jr e Nike.
  • Usuário – avaliações deixadas pelos clientes em seu site/blog ou loja virtual.
  • Multidão – lembre-se do famoso sinal “Mais de 1 milhão” do McDonald’s.
  • Amigos – convidando amigos a jogar um jogo no Facebook.

7. Excedem as expectativas.

Você provavelmente já ouviu o clichê que as empresas deveriam “sob promessa e entrega”. Você pode conseguir isso simplesmente excedendo as expectativas. Se você indicar um representante do serviço ao cliente, retornará ao cliente no prazo de 24 horas, e o representante entrará em contato dentro de seis horas, o que excede as expectativas do cliente. Faça o que você diz que vai fazer.

8. Não negligencie os clientes existentes.

É incrivelmente fácil esquecer seus clientes existentes quando estiver ocupado tentando alcançar novos clientes. Para evitar frustrar seus clientes fiéis, certifique-se de que seu produto ou serviço não diminua ao longo do tempo.

9. Admita quando comete um erro.

Ocorrem erros e os clientes têm muitas formas para compartilhar suas experiências com sua empresa. Não fique defensivo ou sensível se você for chamado em algo que foi culpa sua. Em vez disso, use essas plataformas para assumir a responsabilidade e resolver o problema.

10. Tenha os funcionários certos.

Os funcionários são extremamente importantes para melhorar a fidelidade do cliente. Os funcionários que compram na cultura são mais propensos a compartilhar sua excitação com amigos, familiares e clientes que estão ajudando. Certifique-se de que seus funcionários tenham o treinamento adequado e as ferramentas para aprimorar a experiência do cliente.

11. Obter pessoal.

Estudos demonstraram que os e-mails personalizados têm uma taxa de transação 6 vezes maior do que os e-mails impessoais. Isso poderia ser abordá-los pelo nome, enviando-lhes uma saudação de aniversário ou oferecendo um cupom no aniversário de quando eles se tornaram um cliente. Os clientes apreciam as mensagens personalizadas que você as envia porque pode ajudar a criar uma ligação emocional.

12. Seja especialista.

Digamos que você esteja comprando uma nova televisão, mas tem algumas perguntas. Você compraria a TV da empresa que respondeu todas as suas perguntas ou a empresa que não deu nenhuma resposta? Provavelmente você provavelmente escolherá a empresa que abordou todas as suas preocupações. Se você quiser atrair e manter clientes, você deve se tornar um especialista respeitável e confiável em seu campo, certificando-se de que os funcionários são conhecedores e compartilhando sua experiência em sites de perguntas / respostas ou escrevendo posts no blog.

13. Diga as palavras certas.

Palavras ou frases corretas podem ajudar a motivar os clientes. As cinco palavras mais persuasivas são: Você, Gratuito, Porque, Instantâneo e Novo. Se você usa essas palavras em manchetes, linhas de assunto de e-mail ou chamadas para ação, você pode aumentar as chances de conversão de clientes.

14. Oferecer incentivos.

Você quer dar aos clientes uma razão para continuar voltando. E, quando os incentivos entrarem em jogo. Poderia ser algo tão simples como um desconto na próxima compra ou dar-lhes uma bebida gratuita após a décima compra.

15. Peça seus comentários.

Como você sabe o que os clientes gostam ou não gostam de seus produtos? Como eles se sentem em relação ao seu serviço de cliente? Se você não está ciente dessa informação, então, como você pode fazer as mudanças apropriadas para tornar seus clientes mais satisfeitos? Sempre que um cliente conclua uma venda, peça-lhes seus comentários através de um questionário de e-mail ou uma pesquisa on-line em seu site.

16. Seja confiável.

Ganhe uma reputação por ser consistente e confiável. Isso significa que se você promete que um produto seja entregue dentro de 48 horas após a compra, então certifique-se de que a entrega ocorre dentro desse período de tempo. Se você promete suporte ao cliente ao vivo 24 horas por dia, então certifique-se de que é uma promessa que você pode manter. Se alguma coisa muda ou sua empresa muda devido a mudanças imprevistas, informe seus clientes e seja muito aberto com eles.

17. Passe mais tempo com os clientes.

Falar com seus clientes  pode atender a vários objetivos . Para iniciantes, você pode descobrir o que os tornou seus clientes em primeiro lugar. Esta informação pode ser usada para gerar futuros conteúdos e campanhas de marketing. Você também pode pedir-lhes para compartilhar suas experiências para depoimentos ou estudos. Isso garante que você fará com que seus clientes atuais estejam felizes porque você está tomando tempo para ouvir suas necessidades ou ouvir suas histórias.

18. Faça a vida mais fácil para seus clientes.

Você nem sempre deve estar preocupado com a venda. Acredite ou não, há muito mais para o marketing do que apenas empurrar seu produto ou serviço mais recente. Por exemplo, se você possui uma loja de artigos para o lar, você poderia criar vídeos do YouTube ou enviar boletins mensais que contenham dicas de reparos de casa, etc.

19. Antecipe problemas.

Haverá momentos em que ocorre um desastre. Em vez de lutar para resolver e corrigir esse problema, você deve estar preparado implementando serviços antecipados. Um exemplo: Um banco que informa os clientes quando sua conta corrente está prestes a ir abaixo do saldo mínimo. Os clientes receberão uma mensagem de texto em vez de serem atingidos com uma taxa após a conta ficar abaixo do saldo.

20. Seja flexível.

Embora seja importante ter políticas em vigor, você também deve lembrar que cada cliente tem suas próprias circunstâncias e problemas. Digamos que você tenha uma  política de devolução de 30 dias  e um cliente não conseguiu devolver o produto por causa do tempo ou estavam fora da cidade. Em vez de se recusar a aceitar o retorno, não faz sentido aceitar o retorno e oferecer um reembolso ou crédito de loja?

21. Use a automação.

A automação  é útil porque pode ajudá-lo a economizar tempo e manter os clientes no circuito. Por exemplo, você pode enviar aos novos clientes um guia detalhado através de um email depois de comprarem um produto ou serviço. Não só isso responde todas as suas perguntas, liberando alguns de seus representantes de atendimento ao cliente.

22. Facilite a comunicação com uma pessoa real.

Embora a tecnologia tenha facilitado os clientes para encontrar a informação que eles estão buscando no que diz respeito ao seu produto ou serviço, isso não é uma desculpa para se esconder completamente por trás disso. Haverá momentos em que um cliente tem que falar com uma pessoa da vida real. Certifique-se de que suas informações de contato sejam facilmente localizadas em todo o seu site ou que você tenha um clique para ligar no seu site móvel.

23. Peça uma revisão.

Neste momento, as avaliações são tão importantes como sempre. Uma pesquisa encontrou:

  • 88% leram avaliações para determinar a qualidade de uma empresa local.
  • 85% dos consumidores disseram que leram até 10 críticas.
  • 72% dos consumidores dizem que avaliações positivas tornam-se mais confiáveis em um negócio local.
  • 88% dos consumidores dizem que confiam nas opiniões on-line, tanto quanto as recomendações pessoais.

Não hesite em pedir aos clientes para deixar comentários e agradecer por terem tempo para rever o seu produto ou serviço.

24. Surpreenda-os.

Lembre-se, são as coisas pequenas e inesperadas que mantêm os clientes voltados. Um dos nossos exemplos favoritos é o que um  representante X  fez durante uma longa sessão de solução de problemas. O funcionário menciona ao “representante X” que ele e o cliente estavam ficando com fome; “Então eu coloquei eles em espera, e eu pedi uma pizza para eles. Cerca de 30 minutos depois, ainda estávamos no telefone, e houve uma batida na porta deles. Eu disse a eles para responder porque era pizza! Estavam tão maravilhados”.

25. Oferecer um programa de fidelidade.

Vá além de um sistema de recompensa e inicie um programa de fidelidade para seus clientes. Sugerimos que você tente uma das seguintes táticas para um programa de fidelidade eficaz:

Sistema de Pontos Simples  – Os clientes ganham pontos que podem ser usados para uma recompensa.

Use um sistema de níveis  – Forneça uma pequena recompensa e aumente a recompensa ao longo do tempo.

Cobrar por benefícios VIP  – Pense em um serviço como Cliente Prime.

Programas em torno dos valores de seus clientes  – Os clientes não estão apenas preocupados com recompensas monetárias, mostre seu apoio para os programas que eles gostam.

Programas de união  – Parceria com uma empresa relacionada com promoções fora de sua empresa.

Torná-lo um jogo  – Quem não gosta de jogar?

Programas de fidelização – Crie um produto incrível, recompensa ou benefícios e a lealdade acontecerá organicamente.

Construir uma base de clientes fiéis ajuda de várias maneiras e economiza você de gastar milhares em marketing para encontrar constantemente novos clientes e ajuda a construir uma base de clientes fiel. Lembre-se, são as pequenas coisas que importam.

Caso fique com Dúvidas, só nos chamar através do Whatsapp que será um prazer ajudar: (16) 99209.1604

Atenciosamente,
Equipe Oficina Dinheiro

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Programador, Webmaster, Empresário e Consultor Web. Criador de vários projetos de sucesso na internet entre cursos, produtos, blogs e também alguns e-books com um alto grau de satisfação dos seus leitores.

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